domingo, 1 de julho de 2012

Dicas: compras internacionais


Sobre compras internacionais, tenho que dar alguns conselhos para as minhas queridas leitoras. Esse é um mundo muito confuso e acabei aprendendo algumas coisas ao longo desses anos e de tantas comprinhas que faço!

O que eu compro online? Basicamente tudo! Principalmente shampoos, cremes, maquiagens... adoro!!! As lojas que mais compro são Cosme-de, StrawberryNet, Cherry Culture e BeautyBay. Ah, tem também a DealExtreme (capinhas para iPhone, iPad...) e o queridinho eBay (amo amo amo).

Já comprei muita coisa em lojas internacionais, já fui taxada, já "perderam" meu pacote. Já aconteceu de tudo comigo, mas nada que me afete. Eu procuro pesquisar sobre a loja, sobre o vendedor (quando compro no eBay), sobre tudo. Jogo no Google mesmo e é batata quando tem alguém falando mal dele.

Primeira coisa que tenho que avisar é que o pacote demora. Se você está com pressa, NÃO compre em sites internacionais. A encomenda demora meeeeses a fio para chegar (já cheguei a esperar 3 meses). Portanto, não fique ansiosa caso você opte pela compra. Além disso, eu faço compras internacionais sempre com Paypal e procuro pesquisar no Google sobre a loja para não cair em furada.

Outra coisa: o seu pacotinho pode não chegar! Isso mesmo que você leu. Além de fazer a via crucis do pacote até a nossa casa mais lenta, os Correios brasileiros também podem SUMIR com o seu pacotinho. Dessa forma, pense bem antes de comprar em um site internacional, pois você pode não receber o produto (e não é por culpa do vendedor na maioria das vezes!).

Por fim, devo ressaltar que eu sempre faço compras de, no máximo, U$50. Tem aquela lenda de que a Receita Federal não taxa produtos com valor inferior a U$50, andei pesquisando bastante sobre isso e descobri que, na verdade, as encomendas livres de imposto são aquelas denominadas gift. Mas o que seria isso? São aquelas enviadas por pessoa física do exterior e com valores baixos.

Então, isso quer dizer que se eu comprar em um site vou ser taxada? Eu diria que não, necessariamente. Já fiz um trilhão de compras em sites internacionais e fui taxada três vezes: na primeira compra que fiz (eu estava aprendendo, gente! Comprei mais de U$50) e nas duas últimas que fiz da StrawberryNet. Com relação a essas últimas, acho que fui "vítima" da tal Maré Vermelha que a Receita Federal andou promovendo... ó dó! Não tem jeito, comprar assim é um risco sempre! Fiquem cientes disso.

Se sua encomenda for taxada, você vai receber uma cartinha em casa para retirá-la em uma agência específica dos Correios. O pagamento da taxa só pode ser em dinheiro $$$. Após o pagamento, você retira o produto. E qual é a taxa? Acho isso meio discricionário, pra não dizer uma bagunça! Se você discordar com o valor base do tributo, pode levar a nota para discutir. Eu nunca fiz isso, sou dessas que dá um boi para não entrar em uma briga... e uma boiada para não sair! Não suporto confusão...

É isso. Espero que tanham gostado e... comentem!!!

Beijos,
Vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário